SANGUE CORINTHIANO

UMA TORCIDA SEM LIMITE.
POR UMA CAUSA SEM TAMANHO.

 

Sangue Corinthiano” é uma campanha nacional que usa a força e união da Torcida Corinthiana para conscientizar os torcedores sobre a importância da doação de sangue.

A Campanha Sangue Corinthiano tem o objetivo de três vezes ao ano promover o “Dia de Corinthiano Doar Sangue”, fidelizando e conscientizando os torcedores pelo Brasil sobre a importância da doação de sangue.

O Brasil necessita diariamente de 5.500 bolsas de sangue. Centenas de importantes cirurgias são canceladas por falta de sangue. A organização da campanha acredita que a força e a união da imensa Torcida Corinthiana podem fazer a diferença. “Não importa se você é torcedor de arquibancada, de torcida organizada ou acompanha o Timão só pelo rádio ou TV. O importante é fazermos nossa parte na sociedade, doar um pouco do Sangue Corinthiano que corre em nossas veias. Vamos combinar um dia para vestirmos nosso manto sagrado, doar sangue, salvar vidas e mostrar ao Brasil o poder de nossa torcida.”, diz Milton Oliveira, idealizador da campanha.

Após a definição da data, a organização da campanha fica por conta dos torcedores, que são responsáveis pelos contatos e planejamento junto ao Hemocentro de sua cidade. Na última realização da campanha, em abril de 2015, foram registradas doações em mais de 30 cidades brasileiras e no Japão.

A campanha conta com o apoio oficial do Sport Club Corinthians Paulista.

É importante dizer que, mesmo a campanha tendo no nome a Torcida Corinthiana, qualquer pessoa pode doar com liberdade, desde que estejam dentro dos requisitos básicos.

Nossa história

O idealizador da iniciativa é Milton Oliveira que é doador voluntário desde 2005. Ele viu na inexplicável paixão e união da torcida corintiana, a possibilidade de salvar muitas vidas. Belas campanhas incentivando aos corintianos doarem sangue já haviam sido lançadas por Torcidas Organizadas e fazem sucesso até hoje. Mas a grande maioria dos torcedores que não pertencem a uma organizada, não tomava conhecimento da campanha e não conseguiam colaborar.

Como não fazia parte de nenhuma torcida organizada, no dia 24 de julho de 2008, Milton criou uma comunidade em um site de relacionamento (O finado Orkut) e apoiado por amigos fez sua divulgação na Internet. A aceitação e o apoio foram tão grandes, que viu a necessidade de criar um site para atingir os torcedores que não possuem cadastro no site. Daí nasceu o site www.sanguecorinthiano.com.br, que além de cadastrar os participantes da campanha, vai exibir fotos e vídeos dos eventos.

A primeira doação promovida pela campanha, foi realizada no dia 07 de Setembro de 2008, onde centenas de torcedores colaboraram com a iniciativa. Na segunda edição, no dia 17 de Janeiro de 2009, a corrente alvinegra de solidariedade chegou a 17 cidades pelo Brasil e o site da campanha teve milhares de novas adesão a iniciativa.

Da mesma maneira que nos unimos para empurrar nosso time, que levantamos bandeiras e faixas de protestos, que gritamos amor eterno da arquibancada e com a mesma fé que pedimos para que os jogadores dêem sangue por nosso Corinthians, podemos abraçar essa causa.